1 de junho de 2014

Um mês sem dormir tão tarde



Esse mês eu falhei miseravelmente no desafio. Supostamente, dormir uma hora mais cedo, ou até meia hora só, deveria ser algo fácil. Não foi. Não adiantou acordar mais cedo, colocar alarme me lembrando, nada. Pior: nesse mês tive noites em que dormi mais tarde do que no resto do ano inteiro, sem nenhum motivo especial.

Eu já sabia que tenho muito apego ao ritual que dormir representa para mim. Como horários pessoais são uma das poucas coisas que podemos controlar no dia a dia, muito desse meu problema tem a ver com minha obsessão por controle. Todos os dias, a não ser quando estou na casa de outras pessoas, eu levo muito tempo entre a decisão de ir me deitar e o ato em si. Ela se manifesta em inúmeros e insignificantes rituais, que não tomam tanto tempo assim, mas me dão trabalho, preguiça, e me fazem lidar com o presente. Pois é, deixo ilusões me dominarem, enquanto o que eu mais desejo é justamente o contrário.

Esse mês serviu para ver a real dimensão desse meu apego. Maior do que eu imaginava, com certeza. Eu sinto que pra muitas coisas, se eu me determino a fazê-las, faço sem falta; mas para essas que tocam em pontos mais complicados de mim (e as vezes são as coisas mais simples), eu sou a maior barreira contra o meu crescimento. É difícil ser mãe de mim mesma.

Mas acredito que foi um bom experimento justamente por isso. Como que mesmo eu me comprometendo com algo, minha mente encontra maneiras de se achar superior a isso e contornar as regras da forma que ela acha melhor. Percebida a tendência, espero agora que, com o meu esforço, um dia eu consiga ter mais tranquilidade em relação a isso.

Um comentário:

  1. não consigo dormir cedo :( mas hoje tiver que fazer um exame as 7h e vi um nascer do sol tão lindo que me deu vontade de acordar cedinho todo dia. Mas pra isso, preciso dormir mais cedo! haha

    ResponderExcluir