2 de dezembro de 2013

Dublinenses - James Joyce


Esse foi um livro que eu descobri através da lista dos que a Cheryl Strayed leu e queimou durante sua trilha na PCT. Por que esse e não outro? Aí não sei. Mas não me arrependi nem um pouco.

Dublinenses é um livro diferente do que estou acostumada a ler - confesso. É uma coleção de 15 contos sobre a Irlanda, mais precisamente sobre a vida em Dublin, no início do século passado. No contexto histórico em que foi escrito e publicado, a Irlanda passava pelo pico de seu nacionalismo e busca por identidade. Mas apesar de sua importância, não é esse o fato que faz com que tantas pessoas de diferentes locais e épocas se conectem com o livro. Ouvimos sobre Dublin e suas ruas com o carinho que só alguém que viveu lá por muitos anos saberia contar, e mesmo nunca tendo sequer visitado, nos sentimos parte da cidade. Conhecedores de seus segredos.

As histórias não seguem nenhuma linearidade, mas suas personagens sim. Embora sejam diferentes em cada conto, começamos com personagens crianças e problemas referentes à infância. No decorrer do livro, as personagens crescem e seus problemas também se modificam até chegarmos na maturidade e velhice.

Outro ponto comum entre todos os contos é que as personagens atravessam todas algum momento de epifania que modifica suas vidas. Joyce consegue traduzir os detalhes e profundezas desses momentos magistralmente, e não te dá de mãos beijadas os significados. Ou seja, sempre que eu acabava uma história, ficava algum tempo refletindo sobre quais seriam seus significados. Isso é uma coisa que eu não fazia há muito tempo, já que acredito que inconscientemente busco livros que me dêem respostas concretas e diretas - talvez como forma de escapar da realidade que nunca é assim tão simples.

Meus contos preferidos, a ponto de ficar hipnotizada pelas personagens e acontecimentos, foram "Arábia", "Eveline", "Uma Pequena Nuvem", "Terra" e o majestoso conto final "Os Mortos", que é de deixar a respiração suspensa, lágrimas nos olhos, e aquela sensação boa de desconforto com coisas que saem do nosso cotidiano.

Enquanto eu lia, fiquei com vontade de fazer mapas indicando os locais em que cada história se passava (mesmo não conhecendo nada da Irlanda, mas né, temos o Google). Aí pesquisei e encontrei isso: The Mapping Dubliners Project, tão legal. :)

Um comentário:

  1. Ahh :D mais um livro pra minha lista então!
    já leu outros do James Joyce? Morro de vontade de ler (quero mais tempo -_-)
    :*

    ResponderExcluir